segunda-feira, 17 de março de 2008

Caos Informativo

É difícil determinar sobre o que escrever. Não pela falta de temas ou informações, mas, pelo contrário, pela abundância deles. Recebemos tantas informações, propagandas, reportangens, notícias, etc... que fica quase impossível absorvê-las e triá-las de modo a se repassar apenas aquilo que seja realmente interessante ou útil.

Ressalta-se hoje em dia, que o acesso a informação é muito maior, que as notícias viajam em tempo real, de modo que tudo que ocorre em qualquer lugar do mundo é notícia em qualquer fuso horário do planeta no mesmo segundo. Difícil é determinar até que ponto isso é uma vantagem e não um "caos informativo". Como distribuir o tempo do dia-a-dia de modo a absorver e triar todas as infórmações que chegam até nós sem apenas absorver algumas por absorver e ainda conciliar tudo isso à uma rotina de trabalho, academia, trânsito, para alguns, filhos, e outros problemas diários?

Ainda não sei a resposta para essa, bastante ampla, pergunta, se alguém souber comentários abertos para uso.

3 comentários:

Giulliana disse...

É por isso q existem tantos ruídos na comunicação. Por isso q todo mundo sabe um pouco de tudo, mas nunca c aprofunda. Por isso q muitas vezes as notícias não são entendidas direito...a questao eh o dinamismo, o "time is money" q comanda o pensamento capitalista q rege os meios d comunicação hoje.

Sabe aquela propaganda da cerveja, que parece q as pessoas estão brincando d "telefone sem fio" e a msg inicial se perde durante a sua propagação, e qdo vamos ver no final ela ja ta tda diferente (pq cada um entendeu e repassou d um jeito)? Então, eh basicamente isso.

Bjos qrido, gostei mto do texto! Só acho q vc tem q "afrouxar mais a gravata"... =0)

Ericka Rocha disse...

O grande problema do caos informativo é a qualidade da informação. Obviamente, é impossível escrever textos com grande profundidade de apuração na velocidade que nos é imposta, até pq quem tem o desejo de ler alguma coisa aprofundada hj em dia? Não há tempo de absorver nem àquilo que realmente é fundamental.
O importante é saber sobre tudo, mesmo que não consigamos ver a totalidade de nada. É muito mais complicado do que se pensa, pq afinal de contas...Pra que tanta coisa? Pq td simultâneo e interminável?
O grande esquema é filtrar e visitar caras com textos inteligentes em blogs dinâmicos como o seu!

Tambem ganhou uma nova leitora!

=]

Marina Gurgel disse...

O jeito é escolher um tema e seguir nele, mas o mais importante de tudo é saber como falar sobre o assunto, sabe? Questão de linguagem. Pois se as pessoas não entenderem o que o texto diz, ou não tiverem gosto em ler aquilo, elas passam pra próxima notícia e nunca mais voltam...
Bom texto...
Quando não souber o que dizer no blog, coloque vídeos e quadrinhos legais.
beijão